Vinho, Cerveja e Cárie Dental
- Márcio Luiz Cantador
- 25 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Quem não gosta de um bom vinho na janta junto com uma pizza quentinha, ou até mesmo uma cerveja geladinha em um churrasco no verão? São bebidas do cotidiano que marcam o momento. Contudo, é necessário tomar um cuidado a mais sempre que ingerir essas bebidas, porque o álcool afeta bastante o nosso organismo.

Existem diversas substâncias que afetam a saúde bucal, e uma delas é o Álcool. Ele afeta o meio por diferentes causas, e a desidratação é principal delas.
E o que a desidratação causa no ambiente bucal?
Ela pode diminuir o fluxo salivar em boca. Como a saliva realiza a "pré" limpeza da boca após uma refeição, a diminuição dela pode acarretar um maior acúmulo de alimentos entre os dentes, auxiliando na formação de placas bacterianas. Além de que, a saliva mantêm o pH ideal da cavidade bucal, e como o álcool já tem um teor ácido, com a falta da quantidade correta de saliva ocorre uma potencialização na desmineralização dos dentes. A junção de placas bacterianas e falta de saliva pode causar problemas como gengivite, boca seca, lábios rachados e doloridos, mau hálito, e em casos mais avançados podem ocorrer até mesmo periodontite e cáries dentais.
Não podemos nos esquecer...
Não podemos nos esquecer dos danos do álcool no organismo humano como um todo, tais como doenças hepáticas, cardiovasculares, dependência da substância, distúrbios mentais e comportamentais.
Comments