Manchamento Dental - Quais são as suas causas?
- Márcio Luiz Cantador
- 15 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Quando se trata de estética, muitas pessoas se importam, principalmente no sorriso. Entender as causas do manchamento dental é de extrema importância para conhecermos o seu tratamento. Dessa forma, aproveitem o nosso guia ao paciente!

Os elementos dentais podem manchar por diversas causas, as quais podem ser divididas por fatores extrínsecos, fatores intrínsecos e manchas relacionadas a idade.
Manchas Extrínsecas:
São aquelas mais superficiais, com coloração mais amarelada/acastanhada, que permanecem no esmalte dentário. São formadas pelo consumo de bebidas e alimentos mais pigmentados, pelo ato de tabagismo e uma má higiene bucal.
E quais alimentos que podem manchar os dentes?
Alimentos: aqueles ricos em pigmentos, como açafrão, frutas vermelhas, molho de tomate, açaí, entre outros.
Bebidas: líquidos como o café, refrigerante, vinho tinto, chá, suco de uva, molhos, entre outros.
Cigarro: o cigarro, proveniente do tabaco é uma das principais causas de manchamento dental, deixando os dentes mais amarelados/amarronzados.
Má higiene bucal: não escovar os dentes, ou deixar de escovar por um período longo ajuda muito no manchamento dental por permitir o acúmulo de biofilme e placas bacterianas.
Medicamentos: existem certos medicamentos que podem influenciar na pigmentação dental, como alguns enxaguantes bucais a base de clorexidina, antibióticos, entre outros.
Manchas Intrínsecas:
São aquelas que variam do branco, cinza ou marrom, que ocorrem no interior do dente, afetando a camada seguinte ao esmalte, a dentina. Suas causas mais comuns é um trauma, exposição excessiva ao flúor, uso de alguns medicamentos, entre outros.
Trauma: a camada mais interna do dente é a polpa dentária, a qual é formada por nervos e vasos sanguíneos. Um trauma muito forte pode causar a morte dessa polpa, que em alguns casos podem resultar no escurecimento do dente.
Fluorose: o excesso de flúor durante a fase de formação dos elementos dentários podem causar manchas brancas e amarronzadas na dentina do dente.
Envelhecimento: com o passar dos anos, é comum a degradação do esmalte dentário, trazendo a cor amarelada da dentina (camada anterior ao esmalte).
Doenças e Tratamentos: a quimioterapia, um tratamento muito recorrente por conta de doenças como o câncer, tende a escurecer um pouco a coloração dos elementos dentários.
Manchas Relacionadas a Idade:
É a junção dos fatores extrínsecos e intrínsecos durante o passar dos anos. Suas causas são a degradação do esmalte dentário e o acúmulo de biofilme de alimentos e tabagismo durante um longo período.
Tratamentos para os Manchamentos Dentais:
Os tratamentos para os manchamentos estão na outra página do nosso blog! (Clique aqui) para visualizar essa postagem!
Opmerkingen