top of page

Fio Dental ou Fita Dental? Saiba qual utilizar! Guia para o Paciente

  • Foto do escritor: Márcio Luiz Cantador
    Márcio Luiz Cantador
  • 8 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Muitos nem sabiam a existência da fita dental, ou conheciam porém não sabiam a diferença entre elas ou qual usar. Nesse guia ao paciente, vamos ensinar as diferenças e qual é a melhor para utilizar!



Fio Dental e Fita Dental, qual é a diferença?

Sendo bem sincero, a diferença entre os dois é pequena, mas importante para o seu dia a dia.


  • O fio dental é um fino fio geralmente cilíndrico feito de nylon (multifilamentado) ou de PTFE (monofilamentado). Ele é indicado para pessoas com a arcada mais "apertada", pessoas que possuem os dentes mais juntos. Suas vantagens são a eficiência para retirar os restos alimentares e biofilme entre os dentes, o preço por ser geralmente mais barato que a fita dental e a diversidade de ter encerado ou não encerado. A sua única desvantagem é na parte do conforto, por as vezes, ele se romper e desfiar com o íntimo contato.

  • Já a fita dental é mais larga e plana, bem parecida com uma fita normal. Ela usualmente é feita de PTFE e nylon, como o fio dental. Ela é indicada para pacientes com um espaço interdental maior que a normalidade, o qual o fio não é tão eficaz. Suas vantagens são a facilidade no uso para pacientes com as mãos maiores, um maior conforto ao usar por não desfiar ou romper e uma maior eficiência por cobrir um espaço interdental maior. Suas únicas desvantagens são o preço que geralmente é mais caro que o fio dental e a dificuldade em achar nos supermercados.









Exemplo de Fio Dental













Exemplo de Fita Dental








Agora, qual escolher?

A sugestão da escolha é determinada por algo bem pessoal.


  • Pelos Espaços Interdentais: se você é um paciente que possue os dentes bem juntinhos e alinhados, a melhor escolha seria o fio dental. Agora se você é um paciente com um espaço maior entre os dentes, o mais adequado seria a fita dental.

  • Sensibilidade ao Uso: a fita dental é indicada para as pessoas com mais sensibilidade na gengiva com o uso do fio dental.

  • Manuseio: o fio dental por ser mais fino e menos espesso pode ser de díficil uso para algumas pessoas, dessa forma, por ser mais espessa, a fita dental é um pouco mais fácil para o uso.


Se tiver mais dúvidas, entre em contato com a Curitiba Dental Office!





Comments


bottom of page