top of page

Entendendo e Prevenindo a Cárie Dental

  • Foto do escritor: Márcio Luiz Cantador
    Márcio Luiz Cantador
  • 24 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Na maioria das vezes que se ouve em dentista as pessoas lembram da cárie dental, e não é a toa que muitos tenham essa correlação. Ela é um dos problemas frequentes relacionados a saúde bucal. Nessa publicação, vamos entender mais sobre as cáries e vamos descobrir como preveni-las.



Como é causada a cárie dental?

Uma higiene bucal relaxada, uma dieta desregrada e bactérias florescendo no ambiente bucal são a junção para a formação de uma cárie nos seus elementos dentários.


E qual é o processo para a formação de uma cárie?

  • A primeira etapa para a formação de cáries são as placas bacterianas. Nada mais são que um acúmulo de bactérias que, após nos alimentarmos, elas metabolizam todo o carboidrato produzindo ácidos. Esses ácidos, incorporado com saliva e restos de alimentos, formam uma camada amarelada e pegajosa que adere a superfície dentária.

  • Após isso, a etapa seguinte é a desmineralização do esmalte dentário (imagem abaixo mostra as camadas do dente). Nessa fase, todo o ácido que é produzido por essas bactérias começam a "corroer" o esmalte (camada mineralizada e mais resistente do dente), enfraquecendo esse elemento e formando pequenos orifícios "buraquinhos" nessa camada.


Camadas do dente
Camadas do Dente
  • Agora é só uma questão de tempo. Se continuar essa desmineralização dentária sem nenhum tipo de intervenção, aqueles "buraquinhos" vão se expandindo formando cavidades com coloração mais escurecida, as cáries.

  • Com a expansão dessa cavidade no esmalte dentário, uma hora essa cárie vai chegar na camada mais interna, a dentina (tecido formado por túbulos dentinários) causando dor e sensibilidade no paciente.

  • Se essa progressão continuar sem intervenção odontológica, a cárie pode avançar a polpa dentária (tecido vivo do dente, formado de nervos e vasos sanguíneos) causando uma dor intensa no paciente. Essa dor é oriunda de uma inflamação grave que pode levar a necrose desse elemento dentário e uma lesão periapical, sendo necessário tratamentos mais complexos como a endodontia desse dente (mais conhecido como canal) ou até mesmo a exodontia (extração do elemento).



Etapas da Cárie, Dor de dente
Etapas da Cárie


Agora depois desse resumão de como se forma uma cárie, é necessário saber como evitar ela também!

  • O primeiro passo é manter uma higiêne bucal adequada. Realizar no mínimo três escovações diárias com creme dental com flúor, utilizar o fio dental em todos os dentes pelo menos uma vez ao dia, não ficar muito tempo sem escovar os dentes após as refeições, tudo isso já ajuda em 80% para evitar as cáries.

  • Uma dieta saudável é de extrema importância também. Evitar comer muitos doces e se hidratar bem todos os dias é a receita ideal.

  • Não pode se esquecer do dentista! Visitas semestrais ao consultório odontológico é necessário para evitar as cáries. Realizar as profilaxias (limpezas) nessas visitas permitem a detecção precoce de um processo carioso, evitando todas essas etapas da formação da cárie.


Depois desse breve resumão sobre as cáries, deu para ter uma noção do problemas delas no seu meio bucal. Para isso, sempre mantenham uma boa higiêne bucal e nunca se esqueçam de limpezas semestrais no seu dentista de confiança, a Curitiba Dental Office está de portas abertas para todos vocês!


Obrigado, e até a próxima!






コメント


bottom of page