top of page

Diabetes e Saúde Bucal: Alertas e Cuidados para esses Pacientes

  • Foto do escritor: Márcio Luiz Cantador
    Márcio Luiz Cantador
  • 23 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de jul. de 2024

Todo mundo já ouviu falar sobre as diabetes e o que ela é, mas vocês sabiam que ela é uma informação muito importante quando se trata de odontologia?



Antes de mais nada, vocês sabem o que são as diabetes?

Ela nada mais é que uma doença crônica (de longa duração) caracterizada por elevados níveis de glicose (açúcar) no sangue devido a problemas de produção e ação da insulina.


E o que as diabetes podem causar no corpo humano?

A diabete quando não controlada no organismo podem causar inúmeras complicações, e algumas delas estão diretamente ligadas ao meio bucal.


E quais são essas complicações que afetam a saúde bucal?

  • Cirurgias: Doutor, porque com a minha diabete eu não posso fazer tal cirurgia? Essa enfermidade está diretamente ligada a cicatrização! Segundo artigos e estudos, a hiperglicemia (alto nível de açúcar no sangue) aumenta a produção de substâncias derivadas do O2 (oxigênio), provocando um grande aumento de apoptose celular (morte programada de células), ou seja, algumas células morrem antes de concluir o seu dever. Isso significa que as células focadas na cicatrização não conseguem terminar o seu trabalho, levando a uma cicatrização mais longa e inadequada.

  • Xerostomia (boca seca): a diabete pode influenciar também na produção de saliva em boca, a qual é de extrema importância para neutralizar o pH da boca e ajudar na digestão dos alimentos, e a sua falta pode causar um aumento de cáries e infecções na boca.

  • Infecções Fúngicas: a candidíase oral é uma das infecções fúngicas mais comuns no meio bucal, e a diabete pode influenciar muito nisso. Esse fungo cresce muito mais fácil em ambientes ricos em açúcar, causando dores e manchas brancas dentro de boca.

  • Doenças Periodontais (Periodontite e Gengivite): nada mais é que uma inflamação na gengiva e nos tecidos de sustentação dos dentes. A periodontite se não tratada, pode trazer a perda dos dentes afetados. E o que isso tem a ver com a diabete? Ela pode influenciar no desenvolvimento de inflamações periodontais devido a menor capacidade de combater as bactérias presentes na boca.

  • Cáries Dentais: a glicose por ser açúcar, com seus níveis elevados no sangue e na saliva, influencia muito na formação de novas cáries em boca, pelo fato das bactérias da cárie se alimentarem do açúcar, produzindo ácidos que atacam o esmalte dentário.


E quais cuidados odontológicos os profissionais e os pacientes precisam ter?

  • Sempre realizar o monitoriamento glicêmico! Não realize nenhum tratamento invasivo sem antes ter verificado a glicemia do sangue.

  • Higiene bucal rigorosa: os pacientes diabéticos devem manter o meio bucal adequado para evitar complicações odontológicas ligadas as diabetes.

  • Consultas semestrais ao dentista.

  • NUNCA omitir informações ao dentista, principalmente se estiver problemas de saúde como as diabetes.

  • Evitar o uso de tabaco e álcool.


A saúde bucal é de extrema importância para uma boa saúde no geral. Por isso, é necessário cuidar desse meio rigorosamente. A Curitiba Dental Office agradece a sua visita em nosso site! Até a próxima.





Referências:

Comments


bottom of page